Fichamento de trechos importantes do livro:
O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
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"...a área da Educação Infantil vive um período de busca de orientações que podem, de modo inovador, avaliar e aperfeiçoar as práticas vividas pelas crianças nas creches ou pré-escolas."
"Conhecer as políticas públicas de um determinado setor ajuda os profissionais que nele atuam a terem maior autonomia e possibilidade de crescimento nas tarefas que executam."
"...políticas adotadas: auxiliam certos grupos a alcançar seus objetivos enquanto contrariam os interesses de outros grupos, especialmente em sociedades modernas marcadas, como a nossa, por fortes desigualdades de acesso dos indivíduos aos bens socialmente produzidos."
fichamento livro
“...Entende-se que as atividades de cuidado não se distinguem das atividades pedagógicas, posto que ambas são aspectos da mesma experiência”.
“...quando organizamos uma roda de histórias, asseguramos às crianças o acesso a bons modelos da linguagem escrita em diversos gêneros literários, a fim de que ela possa, pouco a pouco, apropriar...”
A coerência e a articulação das experiências.
“O ambiente educativo cumpre um papel fundamental na integração das experiências infantis. Ele não se restringe aos espaços físicos e materiais, mas abrange também relações interpessoais, a atmosfera afetiva, os valores que se exprimem nas ações e as experiências educativas promotoras de desenvolvimento humano e que trazem consigo as regras da tolerância, do respeito, da responsabilidade, do prazer de estar em grupo. A qualidade do ambiente em si pode assegurar muitas das expectativas de aprendizagem para a Educação Infantil.”
“Os professores são fonte inesgotável de modelos e, por isso mesmo, é tão importante explicitar às crianças a intenção que está por trás de cada atitude. Daí que para constituir hábitos de cuidado, de preservação e não desperdício dos recursos naturais, as crianças precisam encontrar no ambiente e nas atitudes dos professores.”
“Entende-se que as atividades de cuidado não se distinguem das atividades pedagógicas, posto que ambas são aspectos da mesma experiência, do ponto de vista da criança.”
“...quando organizamos uma roda de histórias, asseguramos às crianças o acesso a bons modelos da linguagem escrita em diversos gêneros literários, a fim de que ela possa, pouco a pouco, apropriar-se desse modo de expressão...”
“Cuidar é uma ação complexa que envolve diferentes fazeres, gestos, precauções, atenção, olhares. É muito importante que o cuidar seja tecido na relação entre sujeitos que estabelecem intimidade: o professor e as crianças. Assumir a intrínseca relação entre educar e cuidar é um importante princípio para a definição de práticas educativas. Envolve acolher a criança nos momentos difíceis, orientá-la quando necessário, apresentar-lhe o que há de encantador no mundo da música e das artes, da natureza e dos homens, das letras e dos números, e muito mais, de modo a enriquecer a trajetória de cada criança e ajudá-la a construir sua história pessoal”.
“É o professor quem planeja as melhores atividades, aproveita as diversas situações do cotidiano e potencializa as interações. Tudo para apresentar às crianças o mundo em sua complexidade: a natureza, a sociedade, as artes, os sons, os jogos, as brincadeiras, enfim, os conhecimentos construídos ao longo da história, possibilitando a construção de sua identidade, individualidade e autonomia dentro de um grupo social.”
“ A educação infantil deve conhecer e investir no que é do interesse das crianças, como forma de reconhecê-las como cidadãs de direito desde o nascimento”.
“...a criança é que deveria conduzir o adulto na escolha do que pesquisar e todo o trabalho do professor seria o de alimentar as escolhas infantis. Seu método propunha a organização de cantos de atividades específicas que permitiriam à criança explorar conteúdos ligados aos centros de interesse”.
“Dessa perspectiva, a criança é vista como sujeito marcado pela cultura e, ao mesmo tempo, como um sujeito que produz cultura. Ela é um ser natural e ao mesmo tempo social, na medida em que suas necessidades “naturais” são culturalmente percebidas e supridas. Por isso, nos interessa saber como um professor se relaciona com seu grupo de crianças e o seu tempo e como ele interpreta as experiências infantis”.
“Observar o grupo de crianças é, portanto, ponto de partida do planejamento pedagógico. O reconhecimento dos modos de operar das crianças pode surpreender os professores, mesmo os mais experientes”.
“...crianças podem fazer com alguma ajuda muito mais do que fariam sozinhas”.
A inclusão de crianças com deficiências.
“Propor atividades que as crianças ainda não experimentaram ou problemas que elas ainda não sabem solucionar, mas oferecendo-lhes diferentes formas de apoio necessário para que ultrapassem a zona real de seu desenvolvimento é o melhor que se pode fazer para ampliar seus interesses e promover seu avanço”.
“Nos últimos anos, temos assistido ao profícuo diálogo entre educadores e especialistas das diversas áreas da saúde, contribuindo para o avanço da inclusão de todas as crianças na escola regular. O amplo conhecimento sobre os processos de desenvolvimento das crianças permite hoje compreender a complexidade dos modos de existir, estabelecendo diferenças inclusive entre os que portam deficiências como problemas mentais, cegueira, mudez, etc, e os que possuem necessidades especiais de aprendizagem como, por exemplo, transtornos globais do desenvolvimento e síndromes leves. O desafio em ambos os casos é atender as necessidades das crianças em um contexto de inclusão”.
“A reflexão sobre casos de deficiência, como o exemplo tratado, nos leva a refletir, por extensão, sobre a complexidade dos modos de existência e das elaborações de cada um. Sob a óptica educativa, uma criança com síndrome de Down, por exemplo, é tão diferente das demais crianças quanto todas as demais crianças são diferentes entre si. Em um ambiente onde não há padronização e nem exigências de expectativas hegemônicas, a diversidade de olhares, estilos, abordagens, expressões, comportamentos torna-se um valor que o professor destaca em todas as suas atuações”.
“O período de 0 a 5 anos é repleto de momentos importantes para as crianças. A construção de uma identidade pessoal, a aquisição da marcha, a aprendizagem da fala, o controle dos esfíncteres, o desenvolvimento das primeiras amizades e o faz de conta são apenas algumas delas. Isso sem falar nas experiências de aproximação da cultura: a leitura, a escrita, o contato com literatura e com as artes. Todas essas conquistas devem ser consideradas quando se organizam os ambientes das creches e escolas em que as crianças convivem. Dentro dessa perspectiva, esses ambientes devem ser agradáveis, acolhedores, afetivos e ao mesmo tempo desafiadores”.
“...o maior estímulo para uma criança seja a companhia de outras crianças”.
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